Descubra Agora Quais Sao Os Tipos E As Funcoes Das Guias De Impostos E Mantenha Sua Mepresa Me Dia Blog - Nacional Contabilidade

Guias de impostos – quais são os tipos e as funções?

Descubra agora quais são os tipos e as funções das guias de impostos

Entenda como funcionam as guias de tributação e confira uma dica essencial para impedir que elas atrapalhem as finanças do seu negócio

Com a enorme quantidade de guias de impostos condicionadas pela legislação brasileira, não é de se estranhar que em 2019 o Brasil tenha conquistado o título de país que mais cobra tributos de empresas.

São tantas taxas e os impostos que chegam até a confundir e atrapalhar os empresários, pois, ao final de um ano, uma grande fatia dos rendimentos vai embora junto às guias de 

impostos nas esferas federais, estaduais e municipais.

Sendo assim, para que você possa saber exatamente para onde vão todos esses tributos, preparamos uma descrição mais detalhada abaixo.

Entendendo as guias de impostos

Antes de falarmos sobre as guias de impostos, precisamos conversar sobre uma ferramenta capaz de preparar a empresa para esses gastos que são muitos.

Por meio do planejamento orçamentário, é possível prever antecipadamente o quanto será gasto com as guias de impostos e evitar, assim, possíveis contratempos financeiros.

As guias de impostos são divididas em três setores: federais, estaduais e municipais.

É claro que, ao falar assim, de forma generalizada, não é possível perceber a amplitude desses tributos, mas, ao descentralizarmos essas esferas, torna-se bem mais evidente.

Guias de impostos federais

  • Imposto de importação (II): taxa cobrada sobre os itens importados trazidos em viagens para o Brasil;
  • Imposto sobre operações financeiras (IOF): impostos cobrados em transações de cartões de crédito e de seguros;
  • Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF): imposto cobrado anualmente sobre a renda da pessoa;
  • Fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS): contribuição mensal do trabalhador a fim de garantir-lhe proteção ao ser demitido sem justa causa.

Esses são só alguns dos tributos de âmbito federal, já que não seria possível enumerar todos aqui.

Consultoria Tributaria - Nacional Contabilidade

Todavia, com certeza, já deu para perceber que temos impostos para todas as atividades que imaginamos e mais um pouco.

Guias de impostos estaduais

  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS): taxas cobradas sobre as mercadorias comercializadas no país e que podem variar conforme o estado;
  • Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA): pago anualmente pelos proprietários de automóveis;
  • Imposto sobre a Causa Mortis e Doação (ITCMD): esse imposto incide em heranças e em doações.

Guias de impostos municipais

  • Imposto sobre a Propriedade Predial e Urbana (IPTU): imposto pago por todo e qualquer brasileiro que tenha uma propriedade urbana;
  • Impostos sobre Serviços cobrados das Empresas (ISS): imposto cobrado pelo município a todas as empresas, seja qual for o seu segmento, e que pode variar, sendo a alíquota mínima de 2% e máxima de 5%;
  • Imposto sobre Transmissão de Bens Intervivos (ITBI): imposto sobre a transmissão de bens como casas e como apartamentos.

Solicite ajuda para não prejudicar sua empresa

Por fim, agora que você já sabe como são cobradas as guias de impostos, deve estar se perguntando para onde vai o dinheiro arrecadado.

Pois bem, teoricamente essa arrecadação deve ser revertida aos cofres públicos a fim de promover o bem comum, seja pelas ações na área da saúde, da educação, da segurança.

No entanto, para que esse bem seja oferecido à população, a grande carga de guias de impostos pode afetar negativamente os empresários.

Para que isso não aconteça, o mais aconselhável é contratar um escritório de contabilidade de confiança, pois, dessa forma, você terá uma ajuda na escolha do melhor regime tributário.

A Nacional está aqui para te ajudar!

Portanto, não perca mais tempo e entre em contato conosco, da Nacional, agora mesmo!

A nossa equipe altamente qualificada está mais que preparada para te direcionar ao serviço contábil mais adequado para o seu negócio.

Sendo assim, não sofra mais com as guias de impostos e com as demais questões que envolvam os tributos com a nossa ajuda!

Estamos te esperando!

Ter o serviço contábil mais adequado para o seu negócio.

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *